Figura dividida em três partes horizontais. Na primeira de fundo na cor roso escuro, o título na cor branca: Curso CTC – Certidão de Tempo de Contribuição. Na parte central, maior que as outras, duas fotos lado a lado. Na primeira foto: acima, uma mão um pouco peluda com relógio de corda e, abaixo, uma mão feminina de unhas pitadas de rosa aberta em direção ao relógio. Na segunda foto, sobre uma base com jornais, uma ampulheta transparente com areia rosa nos dois recipientes ligados por um fio da mesma areia.

Curso Certidão por Tempo de Contribuição - Turma CTC-2022-022

Período de Inscrições15/11/2022 a 30/11/2022 (até 17h00min).

Período de Realização15/11/2022 a 30/11/2022  (atividades disponíveis até 23h59min).

Descrição do curso: A Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) é um documento importante para quem muda de regime previdenciário. O RGPS (Regime Geral de Previdência Social) é gerenciado pelo INSS, ao passo que cada Estado da Federação, Municípios ou o Distrito Federal podem gerenciar um RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) para seus servidores. Respeitados os critérios de cada regime, quando um segurado muda de filiação de um PPPS para o RGPS - e vice versa - é possível levar o tempo de contribuição por meio de uma CTC.

Neste curso, conheça os critérios para realização dessa mobilidade de contribuição entre os regimes previdenciários.

Público Participante: Sociedade

Carga horária: 05 horas

Estratégia de aprendizagem: O curso é autoinstrucional, ou seja, os participantes terão acesso ao conteúdo e atividades e estudarão de acordo com sua disponibilidade de tempo e seu ritmo de aprendizagem, durante o período de realização do curso.

Declaração de Participação: Será emitida para quem concluir a atividade avaliativa com aproveitamento de, no mínimo, 60% no resultado final.

Curso Gratuito